sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Comer ou não comer o ovo inteiro?

Conheça a importância de ingerir a gema do ovo em sua dieta e quais os benefícios dela para a saúde e para os praticantes de musculação.

importancia do ovo inteiro na dieta A importância do ovo inteiro na dieta
Durante anos e anos se popularizou a grande ideia de que a gema do ovo poderia ser algo maléfico para a saúde, principalmente se consumida “determinadas vezes por semana”. Normalmente, isso era dito frente aos teores elevados de colesterol que a mesma possui e frente a sua porcentagem de lipídios, em especial, os de origem saturada.

Entretanto, pouco a pouco, diante de novas pesquisas empíricas e científicas, começou-se a perceber que a gema do ovo apresenta muito mais benefícios do que quaisquer prejuízos, seja para a saúde ou para a performance física. Desta forma, pouco a pouco a que era tida como uma grande “vilã”, passou a novamente fazer parte dos cardápios de diversos indivíduos. Mas, afinal, se sabemos que ela apresenta benefícios, cabe-nos saber quais são eles, a fim de utilizá-los da melhor forma possível, não é mesmo?
Primeiramente, durante anos, popularizou-se que a gema do ovo só poderia ser consumida até 2 ou 3 vezes na semana, o que NÃO é verdade, definitivamente. No que se diz respeito ao colesterol, inúmeros são os estudos hoje que mostram que o colesterol sérico não tende a ser elevado quando a gema de ovo é consumida. Aliás, os níveis de HDL (Lipoproteína transportadora reversa de colesterol) foi observada com aumento, mostrando efeitos preventivos, por exemplo, ao sistema cardiovascular. Apesar desse fator, deve-se observar cuidadosamente que indivíduos que JÁ TENHAM níveis de colesterol elevado, seja por conta genética ou por conta de hábitos não saudáveis, podem apresentar-se diante de um problema frente ao consumo da gema do ovo ou de quaisquer outras fonte de colesterol. Portanto, isso deve ser cuidadosamente observado.
gema de ovo é uma das fontes mais ricas em colina, uma substância derivada do aminoácido serina. A colina é uma importante substância associada ao bem-estar e a felicidade, entretanto, ainda apresenta níveis influentes no sistema nervoso central, em especial no cérebro, aumentando os níveis de concentração, raciocínio e em crianças tem apresentado-se eficaz na melhora ao aprendizado.
O enxofre, bastante conhecido por seu odor, presente em boa quantidade, mais especificamente na gema do ovo, contribui para melhor absorção de vitaminas do complexo B e também nas funções hepáticas diversas. Ele ainda pode melhorar a produção de colágeno, resultando em pele, cabelos e unhas melhores.
Para o praticante de musculação, a gema do ovo não possui apenas lipídios e colesterol, importantes nutrientes fontes energéticas, importantes matérias para sínteses hormonais, entre outros tantos: Ela ainda é fonte de importantes aminoácidos, dentre eles os BCAAs, fundamentais na síntese proteica e fundamentais para serem utilizados como energia durante as atividades físicas pelo músculo esquelético.

Assim como as claras, as gemas e consequentemente o ovo inteiro apresentam-se muito interessantes também na digestibilidade: Apesar de muitos indivíduos reclamarem de desconfortos gastrointestinais, gases ou outros fatores, isso normalmente não está associado unicamente ao consumo do ovo inteiro em si, mas ao consumo proteico e lipídico da dieta como um todo.
Portanto consumir o ovo inteiro em determinados pontos de sua dieta e de acordo com as suas necessidades é sim uma boa diretriz e um bom protocolo, seja para quem busca melhor qualidade em saúde ou melhores resultados na musculação. Não deixe de ingerir o ovo inteiro em sua dieta, ele pode ser seu aliado na conquista por objetivos melhores.

Valores nutricionais do ovo:

Ovo cru
Quantidade1 ovo
Água (%)75
Calorias80
Proteína (g)6
Gordura (g)6
Ácido Graxo Saturado (g)1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,7
Colesterol (mg)274
Carboidrato (g)1
Cálcio (mg)28
Fósforo (mg)90
Ferro (mg)1
Potássio (mg)65
Sódio (mg)69
Vitamina A (UI)260
Vitamina A (Retinol Equivalente)78
Tiamina (mg)0,04
Riboflavina (mg)0,15
Niacina (mg)Traços
Ácido Ascórbico (mg)0

Este artigo foi escrito por: Marcelo Sendon
Site: Dicas de 

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário